“É fundamental ver, ler, questionar, estar informado”

0
1618

O painel “Entre o curso e o mercado: o acesso à profissão” juntou, em debate, professores de jornalismo, diretores de informação de OCS, estudantes e jornalistas.

Partindo de um conjunto de dados e reflexões sobre o acesso à profissão, os diferentes convidados discutiram as potencialidades e riscos dos estágios como porta de entrada para a profissão, os desafios de articulação entre a academia e as redações e ainda deixaram um conjunto de conselhos para os futuros jornalistas:

Notas biográficas dos convidados:

António José Teixeira

Diretor de Informação da RTP, licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa. Docente do Módulo de Jornalismo Político do Mestrado de Jornalismo da FCSH da UNL. Foi diretor da SIC Notícias e do Diário de Notícias e subdiretor da TSF e do Jornal de Notícias. Começou na Rádio Altitude (Guarda) e tornou-se jornalista profissional no Diário de Lisboa, onde coordenou a editoria Política.

Helena Silva

Tirou Direito na Universidade de Lisboa, em 1995, mas, logo a seguir, fez o Curso de Formação Geral em Jornalismo, no Cenjor. Estagiou na TSF e na Lusa e colaborou dois anos na redação do jornal A Capital, antes de regressar ao Cenjor para os quadros do Departamento Técnico-Pedagógico, que coordena há dez anos.

Inês Salvador

Natural de Trancoso. Licenciada em Ciências da Comunicação pela UBI (2017-2020) e estudante do 1º ano de Mestrado em Jornalismo na mesma universidade. Participante no projeto REC desde 2020 com duas peças lançadas (janeiro: “Memórias”, fevereiro: “Rádio”), uma para chegar (junho: “Vida no Campo”) e duas no forno (“Desporto” e “Identidades”). Amante da rádio, apaixonada por televisão, dependente da escrita e sonhadora que baste.

Luís Bonixe

Doutorado em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. É autor de dois livros sobre jornalismo radiofónico e de diversos artigos sobre rádio, jornalismo, jornalismo local e jornalismo online. É professor de Jornalismo no Instituto Politécnico de Portalegre onde dirige o Mestrado em Media e Sociedade e coordena o Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação. É investigador do ICNova. Foi membro fundador do Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da Sopcom, ao qual ainda pertence. Foi um dos fundadores do projeto REC.

Mariana Teófilo da Cruz

Licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É, atualmente, jornalista na SIC Notícias Online.

Pedro Leal

Inicia a profissão em 1985 no Comércio do Porto, colaborando de seguida no jornal Semanário. Em 1987, ingressa na Renascença, onde cobre toda a queda do bloco soviético – desde a queda de Ceausescu na Roménia até à guerra na Jugoslávia e o cerco a Sarajevo. Em 2001, entra para a chefia da redação, estando desde essa altura ligado à coordenação da redação digital. Em 2016, é nomeado diretor geral do canal. Em 2020 é nomeado diretor de informação que acumula com a Direção Geral.