A Vida no Campo

Francisco Sena Santos, jornalista e professor na Escola Superior de Comunicação Social e editor deste programa

0
1246

A Vida no Campo é o tema desta edição do REC – Repórteres em Construção.

Sara e Rui trocaram a vida de muitos anos num bairro à volta de Lisboa pela tranquilidade de uma aldeia, com escassas dezenas de pessoas, à volta de Mação. Rui conta que “foi passar de oito mil para oito”. Está satisfeito. O casal pode acompanhar de perto o crescimento dos filhos. Decidiram esta mudança radical, com “atitude mental muito aberta”, em busca da “qualidade de vida do espaço rural”. Vamos neste programa do REC conhecer histórias como a de Sara e de Rui, também a de José, que noutro tempo fez o percurso inverso, do campo para a cidade.

Também vamos ao encontro de práticas, como a do vendedor ambulante, que subsistem em lugares do território rural, e, igualmente, verificar como, através das hortas urbanas, há amostras de campo nas cidades.

Este episódio do REC vai também visitar duas herdades, a da Comporta e a de Rio Frio, com passado cheio de histórias mas destino a mudar, e escutar como um antigo armazém se transformou em estúdio musical numa aldeia perto de Leiria.

Neste programa participaram Afonso Parreira, do Instituto Politécnico de Portalegre; Andreia Dias, Francisca Campos e Mariana Serrano, da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa; Alexandre Almeida Matos, Inês Lima Delgado e Mariana Vilas Boas, da Universidade do Porto; Ana Margarida Rodrigues, Carolina Fernandes e Inês Salvador, da Universidade da Beira Interior, e Laura Gordillo, Luís Trujillo e Samuel Lopes Silva, do Instituto Politécnico de Leiria. A apresentação é de Maria Madalena Ramos, da Escola Superior de Comunicação Social. Coordenação e edição de Francisco Sena Santos, jornalista e professor na Escola Superior de Comunicação Social. A pós-produção é de Miguel van-der Kellen, professor na Universidade Autónoma de Lisboa.