Formação

O que faz do REC um projeto de formação?

Dizemos que o REC é, acima de tudo, um projeto de formação, porque, efetivamente, é nessa vertente que se centra o trabalho que desenvolvemos: a face visível do trabalho é a produção jornalística (o que é publicado, transmitido), mas o enfoque está no caminho que é percorrido até esse momento.

Mas o REC não quer ser uma alternativa à formação que está a cargo das escolas de ensino superior. Queremos aliar essa formação às redações e aos jornalistas, promovendo uma aliança estratégica entre a academia e o mercado, uma via que acreditamos ser valiosa na promoção de ensino e jornalismo de qualidade. Como qualquer projeto inovador e “construído de raiz”, trabalhamos numa lógica de tentativa e erro, com avanços e retrocessos e muitas mudanças desde janeiro de 2017.

Ouça: Testemunhos dos alunos recolhidos por ocasião do 1.º aniversário do REC

Como é que funciona a formação?

Pode dizer-se que promovemos uma lógica de formação/construção, que percorre todo o processo de produção das reportagens. Tudo começa quando uma equipa (de estudantes e um professor) propõe uma reportagem para um dos temas que integram a chamada lançada no início de cada semestre. A partir daqui, o trabalho dos alunos é acompanhado em permanência pelo respetivo professor e pelo editor do tema. Quando já está construída uma primeira versão de cada uma das reportagens propostas, é agendada uma sessão de formação (que pode durar um ou dois dias) com o objetivo de “limar” e melhorar o que já está feito, com vista a, nas semanas seguintes, serem finalizadas todas as reportagens (sempre com monitorização dos professores e editores de cada tema), com dois resultados: um programa de rádio e reportagens para publicar no site do REC.

O que é a formação em Voz e Dicção?

É uma atividade específica e independente das formações associadas à produção das reportagens, mas que reverte para o trabalho que aí é desenvolvido. Este workshop tem por objetivo sensibilizar os/as formandos/as para reconhecerem as potencialidades da voz, explorarem a expressividade da fala e desenvolverem uma atitude natural de comunicação. A iniciativa resultou da avaliação de quase um ano de REC: uma das necessidades diagnosticadas (e apontadas pelos próprios estudantes que colaboraram com o projeto) foi o treino da locução. Trata-se de mais uma colaboração com o CENJOR.

Quem participa nas ações de formação do REC?

Nas sessões de formação de cada um dos temas participam as equipas de estudantes e professores que estão a desenvolver reportagens para um determinado tema; o editor desse tema e formadores do CENJOR e do REC (que são jornalistas). A presença de todos os elementos é essencial, para dar corpo a um princípio fundamental. Ainda que este processo de aprendizagem assente no acompanhamento dos trabalhos dos alunos pelos professores e editores, é para nós muito claro que nestas sessões de formação a troca de aprendizagens e experiências é mútua: também são momentos de aprendizagem para professores e jornalistas.


O início de uma formação…

As formações do REC são feitas em parceria com o