Um novo ano de REC e muitas novidades

0
869

Em janeiro cumprimos 5 anos desde a ideia que nos deu forma, 3 anos sobre a nossa apresentação oficial, 3 anos sobre a primeira emissão do programa de rádio, e podcast, Repórteres em Construção e de publicação de reportagens multimédia no nosso site. Janeiro é, portanto, um mês de inícios para o REC. E 2022 não é exceção: 2022 é um ano de novidades para o REC. A mudança de ano coincide com uma fase de um conjunto de desafios para o nosso projeto e para todos nós.

A partir deste mês de janeiro, o programa de rádio mensal do REC – Repórteres em Construção passará a ser escutado na Antena 1, na Antena 3 e na RTP-Play, iniciando assim uma parceria com a rádio pública. Deixamos aqui a nota de que fazemos um balanço extremamente positivo da parceria que estabelecemos com a Rádio Renascença que nos acolheu desde o inicio e durante estes 3 anos.

Em 2022 vamos ouvir a Geração 20 – é a geração com a qual trabalhamos – queremos saber como vêm o mundo, o que os preocupa, as causas que defendem, como se definem, como vivem, o que escutam e como escutam, como se informam, como participam – se sentem que são ouvidos – ou não – queremos saber quem é esta geração 20 e dar-lhe voz.

Também neste mês de janeiro, iniciamos uma nova parceria com o jornal online “Setenta e Quatro” para a publicação dos testemunhos dos Repórteres que participaram no nosso “Manual de Reportagem”. Semanalmente, será publicado um desses textos da Parte III – “A experiência de … “do livro editado pela Labcom há precisamente um ano.

Para além destas novidades, o REC continuará a desempenhar, como sempre, o papel para o qual foi criado, que é o de contribuir para a formação dos estudantes de jornalismo em Portugal em particular na reportagem.  O que queremos é que não se faça apenas a reportagem, mas que se discutam todas as fases – que todos contribuam, questionem, ensinem e aprendam – é o que somos: Repórteres em Construção.

Direção do REC

Repórteres em Construção