“O repórter não é aquele que viaja. O repórter é aquele que faz viajar”

0
2267

O painel ‘Ensino da Reportagem em Portugal e a Experiência REC’ juntou, na mesma discussão, os três elementos-chave deste projeto: os estudantes, professores (e/ou jornalistas) e a reportagem:

Notas biográficas dos convidados:

Alexandre Matos

Finalista do curso de Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, com especialização na vertente de Jornalismo. Estagiário na rádio de desporto GoloFM e editor no meio de comunicação online Bola na Rede. Liga quase sempre o jornalismo à paixão que tem pelo desporto, com a rádio sempre na mente.

Catarina Neves

Começou nas rádios locais. Quando ainda terminava a licenciatura em Comunicação Social, na Universidade Nova de Lisboa, foi jornalista na Gazeta dos Desportos. Desde 2000, é jornalista na SIC, depois de 5 anos na TSF. Hoje, e em paralelo, filma e realiza documentários, alguns premiados. Tem um mestrado em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras. Desde 2019, é Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

Jacinto Godinho

Jornalista da RTP, foi por duas vezes galardoado com o Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas. Doutorado em Ciências da Comunicação pela NOVA FCSH e Investigador do ICNOVA é, também, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL. Publicou os livros As origens da reportagem – Imprensa (2009) e As origens da reportagem – Televisão (2011).

Margarida Alpuim

Jornalista já com passos dados na área da Psicologia. Decidiu estudar jornalismo para expandir a sua visão do mundo e começou a trabalhar em julho de 2018, quando terminou o curso na ESCS. Faz parte da equipa da MadreMedia/SAPO24 desde essa altura. Tem tido a oportunidade de desenvolver trabalhos em vários géneros jornalísticos.

Miguel Midões

Jornalista desde 2004 e doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra, atualmente na TSF. Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação de Viseu, onde leciona jornalismo de proximidade, atelier de rádio, atelier de jornalismo, e audiências e literacia mediática. É, ainda, investigador na área das rádios comunitárias, com várias publicações científicas.

Miguel Van-der Kellen

Licenciado em Comunicação, é Professor de Atelier de Rádio na UAL e especialista na área do jornalismo, locução e edição áudio. Participou em programas televisivos e documentários, onde foi distinguido diversas vezes. Na rádio, colabora nos programas Páginas de Português (Antena 2), Língua de Todos (RDP África) e De Lisboa a Estocolmo (Antena 1). Deu voz a séries televisivas infantis e publicidade e é a voz oficial da Eleven Portugal.

Ricardo Morais

É Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente, é Professor Auxiliar Convidado na UBI e Professor Auxiliar no IADE-Universidade Europeia. É investigador integrado do LabCom – Comunicação e Artes.

Rui Miguel Godinho

Licenciado em Jornalismo e Comunicação pelo Instituto Politécnico de Portalegre, frequenta atualmente o Mestrado em Jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. Ao longo do seu percurso académico, colaborou com o projeto REC em diversas ocasiões e formatos, incluindo um trabalho inserido no tema “Silêncio”, premiado na edição de 2020 dos prémios ObCiber.

Pedro Coelho

Doutorado em Estudo dos Media e do Jornalismo pela NOVA FCSH, Investigador Integrado do IC NOVA e Professor Auxiliar na NOVA FCSH. É, também, jornalista de investigação da Grande Reportagem da SIC. Galardoado com dois prémios Gazeta, é autor de três livros e de diversos artigos académicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Integra, ainda, a equipa do REC.