Ensino do Jornalismo: entre a escola e a redação

0
2517


O Programa da Conferência pode ser consultado aqui

Informações de acesso à sessão (dias 20 e 21):

A realização de uma Conferência para discutir o Ensino do Jornalismo (em Portugal) prende-se com a vocação central do REC – promover e apoiar a formação de estudantes do ensino superior na área do jornalismo, desenvolver atividades de colaboração entre professores (de Jornalismo), estudantes e jornalistas e promover a criatividade em projetos no âmbito da reportagem e da investigação jornalística. Concretizar esta vocação implica, necessariamente, fazer um ponto de situação do estado do ensino do jornalismo e discutir (com a participação de todos os atores) caminhos futuros.

Se este seria um desígnio pertinente em qualquer contexto, parece-nos de redobrada relevância num ambiente de propagação da desinformação, em que que a qualidade do jornalismo que é praticado (e consumido), e, por inerência, a qualidade do ensino, se tornam fulcrais para o exercício da cidadania e a tomada de decisão em sociedades democráticas. Estas são preocupação do REC e também da Comissão Europeia em Portugal, que co-organiza esta conferência. Acrescem a este panorama as exigências colocadas ao ensino do Jornalismo (que tradicionalmente tem como “género nobre” a reportagem) pelo ensino à distância que vigorou no segundo semestre do ano letivo 2019/2020 e que nos parecem matéria relevante para reflexão.

Pretendemos juntar em debate investigadores nacionais e internacionais; estudantes de jornalismo e estagiários; jornalistas; diretores de OCS; professores de jornalismo e entidades/instituições relevantes, tais como o CENJOR e o Sindicato dos Jornalistas.

Mais uma vez, o programa integral da conferência online que decorrerá nos dias 20 e 21 de maio pode ser consultado aqui.

Assistam aqui à mensagem completa do Presidente da República Portuguesa: