Tânia Araújo é uma das fundadoras da Plataforma Cívica para a Recuperação da Sustentabilidade da Serra da Estrela, mais conhecida como “Guardiões da Serra da Estrela”. O movimento cívico nasceu como reação aos fogos que devastaram a região em 2017, numa tentativa de aproximar a comunidade do meio natural e cultural que a envolve.

Natural de Arcos de Valdevez, Tânia foi viver para a Covilhã, onde se licenciou em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. Mais tarde começou a trabalhar como Técnica de Intervenção Social.

À intervenção social e ao contato com os jovens, Tânia junta duas paixões, a fotografia e a natureza. Desta união já resultaram várias publicações em algumas revistas como “Mundo da Fotografia Digital”, “Zimbro”, “Mundo dos Animais” e “YupMag” e apresentações em eventos de fotografia de natureza tais como “Cinclus – Festival de Imagem de Natureza”, no “Imaginature – Festival de Fotografia de Paisagem” e no “AMBID2017 Ovar”. O conhecimento do mundo natural e da vida selvagem são a pedra basilar de todos os disparos da fotografa.

A descoberta de tesouros naturais do parque natural da Serra da Estrela deu ainda origem a outro projeto mais intimista: “Serra da Estrela Selvagem”. A iniciativa regista diferentes espécies de fauna e flora existentes, de forma a contribuir para a divulgação do riquíssimo património natural da serra. No âmbito deste projeto organizou ainda uma exposição de fotografia itinerante com o apoio do Município da Covilhã, sensibilizando a comunidade para a biodiversidade da Serra da Estrela.

Tânia Araújo orienta ações de educação ambiental e é também formadora da Photonatour – Workshops e Viagens Fotográficas desde Março de 2018.