Nem só de homens se faz o futsal português

Francisco Nascimento (UBI)

0
1405

O primeiro campeonato europeu de futsal feminino disputou-se este ano em Oliveira de Azémeis. Portugal destacou-se na estreia da competição ao conquistar o segundo lugar. A história da modalidade no feminino.

O futsal dá os primeiros passos em Portugal no ano de 1985, quando em Lisboa se organizam as primeiras provas distritais daquele que era então conhecido como o futebol de salão. No ano seguinte são criadas as primeiras associações distritais da modalidade e a Federação Portuguesa de Futebol de Salão (FPFS), que passa a regular as provas nacionais. Cinco anos mais tarde, em 1991, é fundada a Federação de Portugal de Futsal, que acabaria, em 1997, por ser integrada na Federação Portuguesa de Futebol.

O futsal feminino desperta também por volta desta data, uma vez que a Taça Nacional Feminina Sénior de Futsal é disputada em Portugal desde 1996. Durante 17 anos (1996-2013) esta foi a única competição nacional de futsal feminino, disputada pelos vencedores dos campeonatos distritais. O vencedor da Taça Nacional Feminina Sénior de Futsal era considerado o Campeão Nacional.