Liberdades por cumprir

Leonor Ferreira, jornalista da rádio TSF

0
2095

A Liberdade desdobra-se em várias liberdades tantas vezes esquecidas, atropeladas e menosprezadas. Falamos da liberdade de escolha, da sexual, passando pela liberdade criativa e emocional. Este trabalho tem o propósito de abordar o tema Liberdade em ângulos e visões escolhidos por alunos do ensino superior em resposta ao repto lançado pelo REC, Repórteres em Construção. São trabalhos assinados por estudantes dos institutos politécnicos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, e Viseu, e estudantes da Universidade do Porto.

 

Este conjunto de trabalhos feitos por alunos do ensino superior mostra que a liberdade que um emprego de salário justo permite nem sempre se cumpre. Que o medo de perder o trabalho nos leva ao silêncio e à autocensura. Que a necessidade de nos assumirmos como somos, abraçando a nossa diferença, nos obriga a uma luta contra o preconceito. Que as questões de género e a maternidade ainda comprometem a mulher na profissão. Que o nosso Eu, aquele que não conhecemos, nos pode amarrar, sem darmos conta, a emoções e ações que não compreendemos. Quarenta e nove anos depois do 25 de Abril vivemos em Liberdade, mas ainda há liberdades por cumprir, como uma música que mantém o tom à espera de novas letras.

Neste programa, participam as alunas Beatriz Fonseca e Joana Rocha, do Instituto Politécnico de Viseu; Marta Sofia Ribeiro, Hugo dos Santos, Joana Cirne e Tiago Sousa, da Universidade do Porto; Inês Galrito, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa; Ana Salina, Ana Carolina Lisboa e Diana Regueira, do Instituto Politécnico de Leiria; Ana Carolina Pinto, Lucas Neves, Cláudia Gomes, Emília Cardoso e Rúben Antunes, do Instituto Politécnico de Coimbra; e Mariana Pinho, Tiago Neves e Vanessa Ferreira, do Instituto Politécnico de Portalegre. A coordenação é de Miguel Midões e Luís Bonixe, do REC, com o apoio de Ana Pinto Martinho do CENJOR, o Centro de Formação de Jornalistas. A edição deste programa do REC foi da jornalista da rádio TSF, Leonor Ferreira.