Os Jogos de uma pandemia

Paulo Pedrosa, jornalista da Sport TV e editor deste programa

0
728

Mudou datas, preparações, adiou sonhos e destruiu outros, ainda antes de começarem. A pandemia do novo coronavírus alterou a data dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Nunca tinha acontecido. As Guerras Mundiais cancelaram o maior evento desportivo, mas nunca o adiaram. Em 2021 jogam-se os Jogos Olímpicos 2020.

E por serem Jogos tão atípicos vale a pena saber aquilo que sente alguém que mergulha pela primeira vez na grande competição. Mas também conhecer as histórias à volta. Aquele que esperava jogar andebol com pavilhões cheios ou aquele que tem de desempenhar a função mais ingrata das modalidades. Pelo meio há quem se entregue de corpo e voz para transportar a emoção do jogo a quem está longe.

Neste momento de distância os relatos na primeira pessoa aproximam. O programa do REC sobre os Jogos de uma pandemia é mais do que falar de desporto. É falar de pessoas.

Neste programa participaramm Alexandre Matos e Fábio Lopes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Filipe Ribeiro, Inês da Cunha, Inês Vara, João Coelho e Marta Rodriguez, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa; Carlos Claro, do Instituto Politécnico de Portalegre; e Inês Salvador, Ana Rodrigues e Carolina Fernandes, da Universidade da Beira Interior. A edição foi de Paulo Pedrosa, jornalista da Sport TV com a pós-produção de Miguel Van Der Kellen e a coordenação de Luís Bonixe, do Instituto Politécnico de Portalegre.