As várias formas da liberdade

João Barreiros, jornalista da RTP

0
2211

Ao longo da História, a relação entre o ser humano e as várias formas de liberdade nunca foram pacíficas. Por isso, o significado de liberdade nem sempre foi consensual. Para uns, a liberdade é autodeterminação, independência e autonomia. Para outros, envolve escolhas políticas, livre arbítrio e controlo social. Um tema complexo, difícil.

 

Foi precisamente por isso que o REC – Repórteres em Construção decidiu olhar para 2023 como o ano das liberdades. No programa deste mês, volta a estender os vários tentáculos da liberdade. Seja ela sexual, de representatividade, de expressão e até criativa. Será a liberdade uma série de emoções? Será Portugal um país livre? Poderão as pessoas expressar aquilo com que se identificam?

Neste programa do REC, participam os alunos Francisco Seixas, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, Pedro Esteves e Rodrigo Costa, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Rafaella e Clara Pires da Universidade do Algarve, e Euritsy Gaspar e Natália Cândido do Instituto Politécnico de Bragança. A edição foi de João Barreiros, jornalista da RTP. A coordenação foi de Fábio Ribeiro, Francisco Sena Santos e Miguel van der Kellen, do REC.