No centro do país está a primeira rádio nacional feita por crianças para crianças, num ambiente amigável que privilegia a língua portuguesa e a aprendizagem através da prática.

Sintonizamo-nos na porta número 30, na Rua do Comércio, no Bombarral, e entramos no estúdio da Rádio Miúdos, onde a magia acontece há cinco anos. Numa “pequena loucura”, Verónica Milagres, diretora da rádio, decidiu aventurar-se neste projeto em 2015 com a ajuda de João Pedro, profissional de rádio e, agora, coordenador de produção. Com o intuito de chegar a locais onde se fala a língua portuguesa, a Rádio Miúdos tem uma emissão online em território nacional, mas que abrange também os PALOP e outros locais do mundo, num total de mais de 170 territórios.

“Queremos ativar as comunidades portuguesas em todo o lado, idealmente, queremos ter uma emissão em direto numa hora específica em cada parte do mundo”, refere sobre o futuro do projeto Ana Bravo, jornalista que acompanha as equipas. Asseguradas por mais de 30 crianças e jovens, as emissões dirigem-se também aos mais novos que, assim, podem contar com uma emissão feita à sua medida e com uma programação que privilegia a música e a cultura portuguesas.

Apesar dos tempos atípicos, o site da Rádio Miúdos continua a transmitir emissões diárias em direto, num contexto que obrigou a adaptações do lado de lá do microfone. Em pandemia, há menos elementos dentro do estúdio e com a participação de alguns locutores a partir de casa, via Zoom. Além disso, o desinfetante e as máscaras passaram a marcar presença.

Preparar, fazer as emissões, captar e editar áudio, escrever guiões, entrevistar, ler publicidade, todo o universo da rádio é explorado com estes adultos em construção. Nunca sozinhos. A ‘família’ é vasta. Os cerca de 16 colaboradores estão sempre prontos a encaminhar e ajudar a procurar soluções para superar os desafios que surgem. É através do erro e da prática que vão aprendendo a arte de fazer rádio. “Com os miúdos não vale a pena fazer uma grande aula teórica para fazer uma boa prática. É preciso ter uma boa prática para perceberem depois a teoria”, explica Ana Bravo.

Entre a música e as conversas em direto, também há espaço para entrevistas, passatempos e programas pré-gravados. Animais, ditados portugueses ou países, são alguns dos temas abordados. Ana Bravo explica que o objetivo é despertar o espírito criativo e crítico, e dar voz às crianças, numa dinâmica que as envolve na preparação dos programas.

Liberdade é uma das palavras que serve de mote à Rádio Miúdos, um projeto que coloca as crianças e jovens à prova. “É compensador ver a capacidade de eles evoluírem tecnicamente, mas como pessoas também e perceber que ajudamos a criar uma raiz importante na sua vida”, explica Ana Bravo. Dicção, autoconfiança, interesse pelo mundo que os rodeia, espírito de equipa, e sobretudo uma família é o que os participantes levam desta experiência educativa e divertida. “No início era muito difícil de a pôr a falar, assim que se ligavam os microfones ela ficava muito envergonhada, agora fala e fala…”, conta Maria de 14 anos sobre a sua colega Clara de 8.

Uma rádio feita por miúdos para miúdos, e que, apesar da tenra idade dos locutores, é levada com muito profissionalismo e dedicação.